Sorriso e sororidade

Sorriso e sororidade
(Arte Revista CULT)

 

Por Silvana S. Foster

Você já trocou um sorriso com outra mãe que passou por você na rua? Aquele sorriso que além de simpático é também empático, acolhedor, que diz nas entrelinhas “eu sei exatamente por tudo que você está passando, fique tranquila que vai dar tudo certo”. Eu já, várias vezes!

Esse sorriso é uma demonstração singela de sororidade. Sabe o que essa palavrinha que vem aparecendo em diversos textos nas redes sociais quer dizer? De uma maneira simples, sororidade é solidariedade entre mulheres, compreende empatia, companheirismo, respeito, quer dizer que precisamos apoiar umas às outras.

Sororidade entre mães quer dizer não julgar quando o filho da mãe que está ao lado no restaurante começa a fazer aquela cena porque não quer comer salada ou quando uma criança se joga no chão do supermercado porque quer alguma coisa que a mãe acha que não é saudável pra ele. É passar e dar aquele sorriso que falei acima: “eu sei exatamente por tudo que você está passando, fique tranquila que vai dar tudo certo”.

Temos que parar de dar força à ideia de competição que a sociedade tanto quer ver. De que o meu filho come bem e o seu não, de que o meu filho é comportado e o seu não, de que o meu filho guarda os brinquedos e o seu não. Porque nós mesmas sabemos que não é bem assim que acontece, na realidade, lá em casa.

O que precisamos mesmo é estar entre mães, nos apoiar, abraçar, escutar. Escutar é o básico da empatia, saber ouvir sem julgamento, e sim com acolhimento. E você que é mãe sabe, que muitas vezes o que a gente quer é simplesmente ser ouvida, não queremos que alguém nos diga o que e como fazer para resolver uma situação com nossos filhos, queremos simplesmente ser ouvidas.

Então, que tal agora começar a praticar a sororidade entre mães e andar sorrindo por ai?! Também me conta, como você sente quando recebe um olhar acolhedor em meio a uma situação desafiadora com seu filho?

Silvana Forster, 31, é coach familiar em Igrejinha – RS

Deixe o seu comentário

TV Cult