O primeiro passo é a mudança

O primeiro passo é a mudança
(Foto: Arte Revista Cult)

 

Lugar de fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de dezembro de 2020 é “renascimento”.


Nós somos assim há um tempo. Estamos determinados em nossos caminhos. Sempre tivemos alguma dificuldade. Seja a lembrança de uma infância que poderia ser melhor aproveitada. Seja uma dificuldade na nossa alimentação. Talvez você ainda não tenha encontrado algo que realmente te motive. Talvez você tenha uma tendência má, ou você seja muito tímido, quem sabe, talvez você não goste de se esforçar muito e pense que não é bom o suficiente.

Como isso está funcionando para você? Por que continuar seguindo por uma estrada que não leva a lugar nenhum? Marco Aurélio fala sobre como é loucura continuarmos a ser a mesma pessoa que sempre fomos – como apenas “continuamos sendo atacados e degradados” pela vida que vivemos.
Para quê? Não é nem prazeroso. Não está nem chegando perto daquilo que queremos.

Uma pessoa que não pode mudar, que se recusou a mudar, ele diz ser “como aqueles lutadores de animais nos jogos – rasgado em pedaços, coberto de sangue e sangue coagulado, e ainda agradável de ser retido até amanhã … para ser mordido e arranhado novamente.”

A definição de insanidade, dizem eles, é fazer a mesma coisa continuamente e esperar resultados diferentes. Não há nada mais triste do que uma pessoa que não pode crescer, que não pode virar uma nova página, que não pode dar um salto de fé para a frente, no escuro, que evita renascer.

Você tem que estar disposto a mudar. Você deve mudar. Você deve melhorar.
Não mais tarde, não eventualmente, mas agora. Por que não começar 2021 realmente dando os passos para criar uma vida melhor? Para agir ativamente em direção a ser a pessoa que você sabe que pode ser?

Todos os anos – este ano bem na sua frente – pode ser o ano mais importante da sua vida. Aquele em que você se torna o seu eu melhor, mais criativo, mais centrado, mais autossuficiente e resiliente. Você apenas tem que estar disposto a mudar.

Lucas Casemiro Brizon, 23,
é professor de Filosofia em
São José dos Campos – SP.

 

Deixe o seu comentário

TV Cult