Clareza é liberdade

Clareza é liberdade
(Foto: Reprodução Banksy/ Arte Revista Cult)

 

Lugar de fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de outubro de 2020 é “liberdade”.


Você deve ter notado que o estudo do estoicismo envolve uma redução drástica naquilo que a pessoa precisa focalizar ou se preocupar. O praticante estoico não precisa ficar obcecado com o futuro ou o passado. Eles não precisam ficar inseguros sobre as posses materiais ou sucessos de outros, ou têm que se submeter aos caprichos de emoções destrutivas. Não como outras pessoas, de qualquer maneira.

O resultado dessa redução – a ausência dos traços que definem tanto do resto da população – é a recompensa. Como diz Epicteto, o resultado é paz, coragem e, acima de tudo, liberdade. É por isso que estamos fazendo isso. Não estamos estudando filosofia por diversão, mas para que possamos colher as recompensas inerentes à sabedoria. Quando Rousseau disse que o homem nasce livre, mas vive acorrentado, ele sabia que muitas dessas correntes são autoimpostas. A filosofia é uma forma de quebrar essas algemas.

Sabedoria – mesmo um pouquinho – é clareza. Clareza é liberdade.

Lucas Casemiro Brizon, 23, é professor de Filosofia em São José dos Campos – SP.

Deixe o seu comentário

TV Cult